Lauren Spierer
INDIANA, 2011 - Uma estudante de 20 anos desaparece depois de sair com amigos a noite. Muitas teorias e reviravoltas em um caso ainda não solucionado, incluindo ela ser possivelmente vítima de um serial killer. Essa é a história do desaparecimento de Lauren Spierer.
Você pode ouvir o episódio pelo player acima ou nas seguintes plataformas:
Galeria
Fontes
Documentários e Vídeos:
Ex-FBI Agent Claims To Know Fate of Lauren Spierer Who Went Missing in 2011 - Inside Edition
Friends of Missing College Student Lauren Spierer Share About Close Relationship - Fox News Insider
Podcasts:
The Vanishing of Lauren Spierer - Trace Evidence
MISSING: Lauren Spierer - Crime Junkie
Lauren Spierer - Going West
Reportagens e outros:
Lauren Spierer Family Updates - Facebook
The Lauren Spierer Mystery, Unraveled - Indianopolis Monthly
Missing student's beau's parents fume at cops, media - USA Today
Episódio escrito, narrado e editado por Luciana Piffer | Música tema: Mystery Logo - Archimusic | Música final: Trick or Treat (instrumental) – RYYZN
Transcrição
Olá a todos e bem vindo ao primeiro episódio do podcast desaparecidos.
INTRO
A história de hoje é sobre uma menina jovem, muito feliz e amada por todos a sua volta, que teve sua história interrompida. No dia 3 de junho de 2011, Lauren saiu com amigos, assim como fez tantas vezes antes. Mas naquela noite, ela não voltou pra casa. Tantas teorias, tantos momentos que definiram tudo o que aconteceu, que é impossível não pensar em como as coisas poderiam ter sido diferentes. Esse é o primeiro episódio de Sem Rastros e, essa é a história de Lauren Spierer.
MUSICA INTRO
Lauren Spierer nasceu no dia 17 de janeiro de 1991 em Scarsdale, no estado de Nova York. Scarsdale é uma cidade pequena, com menos de 20 mil habitantes, mas é considerada a cidade mais rica da costa leste dos Estados Unidos, e Lauren, que cresceu lá com os pais e a irmã, cresceu privilegiada e feliz. Loira de cabelos longos e olhos azuis, Lauren tinha um sorriso de orelha a orelha e era conhecida por sua personalidade alegre e cativante. Ela era de família judia e frequentava a Sinagoga com sua família. No verao anterior ao seu desaparecimento, ela foi pra Israel plantar arvores para o Jewish National fund, ou em portugues, Fundo Nacional Judeu, que eh uma ONG que planta arvores e tenta recuperar territorio na Palestina. Em 2009, com 18 anos, ela se mudou para Bloomington, no estado de Indiana. Bloomington também é uma cidade pequena, com menos de cem mil habitantes, mas muitos jovens chegam todos os anos, pois é onde fica a Unive mrsidade de Indiana e onde Lauren estava indo pra estudar Moda. Ela adorava a faculdade e assim como a maioria dos estudantes, aproveitava a vida de universitária também, saindo pras festas e se divertindo. Em junho de 2011, Lauren tinha acabado de ter seu último dia de aula na faculdade. Nos Estados Unidos, o começo e fim do semestre é diferente do Brasil; aqui nossas aulas começam junto com o ano, em janeiro ou fevereiro e terminam em dezembro. Nos Estados Unidos, as aulas começam em setembro e terminam em maio, pois é quando começa o verão. Assim como tantas outras vezes, ela decidiu que naquela noite, ela ia sair com amigos, e dessa vez seria uma noite mais especial, pois no dia seguinte ela ia voltar pra NY pra começar um estágio em uma loja de roupas, então seria uma noite pra se despedir dos seus amigos, no qual ela só iria rever quando voltasse pra faculdade no fim do verão.
Quinta a noite chega, Lauren se arruma e sai de seu apartamento acompanhada de seu amigo, David. Lauren tinha um namorado de dois anos na época, chamado Jesse, mas ele não saiu com ela naquela noite. Ele decidiu ficar em casa e assistir à final do campeonato da NBA, que é a liga de basquete americano.
O Jesse termina de ver os jogos e decide ir dormir. Ele desliga a TV e vai dormir às 2:30 da manhã. Mais tarde, no mesmo dia, ele acorda e manda uma mensagem pra Lauren. O celular de Jesse toca de volta, e ele vê que é uma mensagem de Lauren. Ele abre a mensagem… só que não é a Lauren. Quem respondeu foi um homem dizendo que ele trabalha num bar e que aquele telefone tinha sido esquecido lá na noite anterior, junto com o sapato dela. Pode parecer estranho que o sapato dela tenha ficado pra trás, mas a entrada do bar era feita de areia, então era normal as pessoas tirarem os sapatos para andar ou ficar naquela área praiana. Obviamente essa troca de texto deixou Jesse bem preocupado, pois já tinha se passado quase um dia inteiro sem sinal de Lauren. A última vez que ele tinha falado com ela tinha sido na noite anterior, quando ela se preparava pra sair com amigos.
Jesse entra em contato com a colega de quarto de Lauren, Hadar Tamir, que diz nao também não ter tido notícias. Ela então combinou com Jesse de se encontrarem para que ela dê a chave do apartamento pra ele, pra que ele possa ir até lá e checar se Lauren estava no apartamento. Ele vai e encontra o apto e o quarto de lauren vazios, e parecia também que ninguém tinha dormido lá, pois a cama estava arrumada. Jesse então, as 4:30 da tarde, resolve ir à polícia fazer um boletim de ocorrência.
Ele não tinha muita informação pra contar pros policiais, já que ele não estava com ela na noite passada, mas ele queria deixar registrado o desaparecimento, para que eles ajudassem na procura. Ao mesmo tempo que ele tá na polícia, um dos amigos de Lauren liga pra irmã dela, Rebecca, pra informar do seu desaparecimento. De primeira Rebecca ficou em dúvida se deveria contar pra seus pais, pois não queria preocupá-los. Lauren era uma garota na faculdade, que saiu com amigos a noite, muitos pensaram que ela provavelmente tava dormindo no sofá de algum amigo depois de uma noite agitada, que bebeu demais e capotou em algum lugar antes de voltar pra casa. De qualquer maneira, ela pensou melhor e decidiu ligar sim para seus pais, que imediatamente voaram de NY para Indiana.
Quando os pais, Robert e Charlene, chegaram em Indiana, a primeira coisa que fizeram foi ligar para hospitais, clínicas, qualquer lugar onde Lauren poderia estar. Sem nenhum resultado, eles decidiram pedir por ajuda com uma recompensa de cem mil dólares por qualquer informação que levassem eles a Lauren. O prédio de Lauren também entrou no plano e ofereceu mais dez mil dólares. A gente vê que a comunidade aqui levou a sério o desaparecimento dela e se juntaram pra procurar.
Com a polícia envolvida, eles começam a traçar as últimas horas de Lauren e assim conseguem montar uma imagem do que possivelmente aconteceu com ela. A partir de agora, toda a timeline e história do que aconteceu é dividida entre câmeras de segurança e testemunhas. Se você quer saber quais foram minhas fontes de pesquisa, eu tenho todas elas detalhadas no site do podcast, semrastros.com e no twitter, @semrastrospod. Para ver fotos, tem também no site, semrastros.com e no instagram, @semrastrospod.
Bom, a Lauren é vista pelas câmeras saindo de seu apartamento com seu amigo David em torno de meia noite e meia, então, na verdade já não era mais quinta, e sim sexta feira de madrugada, dia 3 de junho de 2011. A primeira parada dos dois foi na casa de Jay Rosenbaum. Lauren e Jay eram amigos desde antes de se mudarem para Indiana; eles se conheceram anos antes em um acampamento de verão, que nos Estados Unidos é bem popular. Foi nesse acampamento que ela também conheceu seu namorado Jesse. Na casa de Jay já tinham várias pessoas, também estudantes da faculdade e lá ela se encontra com outro amigo, o Corey Rossman. A relacao de Lauren com corey eh uma que traz divergencia, dependendo de qual fonte você lê, eh dito que ela tinha conhecido Corey, um mês antes ou duas semanas antes ou NO MESMO DIA EM QUE DESAPARECEU. A maioria das fontes que achei mostra que o correto é o que ela o conheceu algumas semanas antes, em um evento de esportes da faculdade. Todos eles ficaram na casa do jay por um tempo, fazendo uma espécie de esquenta, até que Lauren e Corey decidiram ir juntos para o kilroy sports bar, um bar perto da casa do jay, bem conhecido e frequentado pelos estudantes da faculdade. Pra mim isso eh mais uma prova de que Lauren e corey tinham se conhecido pelo menos há algum tempo antes e não no mesmo dia, porque os dois não eram super amigos, mas já que ela era amiga de jay e corey era amigo do jay, ela sentiu que podia confiar no Corey e sair só com ele. Eles foram vistos entrando no bar à 1:46 da manhã e testemunhas disseram que Lauren já aparentava estar bêbada, cambaleando e até precisou da ajuda de Corey para entrar no bar. Eles ficaram lá em torno de 40 minutos e, às 2:27 da manhã, eles saíram juntos, agora em direção ao apto de Lauren e as 2:30 ela é vista pelas câmeras de segurança entrando em seu prédio. Isto é, o bar era muito perto, já que demorou apenas 3 minutos a pé para que ela saísse do bar e chegasse lá. E eles também tinham andado do apt de jay pro bar, então tudo era perto nessa cidade.
Quando eles estavam saindo do elevador no quinto andar, onde o apt de Lauren era localizado, eles encontraram um grupo de 4 homens que eles conheciam, uma discussão desencadeou entre corey e um dos homens e, no final, corey levou um soco na cara. A história é que, um dos homens, chamado Zack, conhecido de Lauren e do namorado dela, percebeu o quão bêbada a Lauren tava e perguntou se ela tava bem. Corey respondeu por ela e disse algo do tipo “ela ta bem, poh deixar que eu cuido dela” e foi rude com Zack e, assim, começou uma briga entre os dois que levou a esse Zack a dar um soco em Corey. Imagino que Zack não deve ter gostado de ver Lauren tão bêbada e pensou que Corey poderia se aproveitar dela. Os dois então decidiram sair do prédio e andar até a casa do corey, que também era perto. Agora, a gente não tem ideia se os dois chegaram a entrar no apto de Lauren, já que eles estavam a metros de distância. Porém, acredito que não, e porque? Lembram que ela esqueceu o sapato dela no bar? Pelo o que a gente sabe, depois do soco que corey leva e eles decidem ir embora do prédio, ela continua descalça, o que me faz acreditar que eles nem chegaram a entrar no apto, senão ela talvez teria colocado outro par de sapatos. A polícia nunca liberou nenhuma gravação, caso exista, então eu não consigo entender porque eles simplesmente não entraram no apto dela. Corey, contou à polícia, durante a investigação, que por causa do soco, ele teve amnésia e não lembra muito daquela noite, antes ou depois do soco. Os pais de Lauren comentaram na época que não acreditavam nem por um segundo nessa história de amnésia e que ele estava escondendo algo.
Voltando agora pra timeline de eventos, seja lá o que aconteceu dentro do prédio de lauren, eles só ficaram lá por 18 minutos, e, às 2:48 da manhã os dois são vistos saindo do prédio, onde a câmera pega eles entrando num beco e saindo 3 minutos depois, às 2:51. Nesse beco, Lauren cai duas vezes no chão, batendo a cabeça. Testemunhas até pararam pra perguntar se ela tava bem, pois disseram que eles ouviram o som da cabeça dela batendo no asfalto. Em um documentário eh dito que as quedas foram pegas por câmeras de segurança, assim como várias partes desse caso, mas nós, o público, não temos acesso a elas; a polícia nunca divulgou nenhum vídeo. Depois, durante a investigação, foi achado a bolsa e as chaves dela nesse beco, que ela deve ter deixado cair quando ela mesmo caiu.
Logo em seguida, eles chegam na casa do corey, onde o colega de quarto dele, Michael, ainda estava acordado, estudando. A história que Michael conta é que os dois chegaram muito bêbados e que Corey começou a vomitar. Michael então decide que os dois passaram dos limites e consegue colocar Corey no quarto para dormir. Depois, ele tenta fazer com que Lauren se aquiete e durma no sofá, mas ela não quer, ela diz que quer voltar para casa dela. Ele tenta preparar uma caminha, cobertor, travesseiro etc, mas não adianta, ela não quer ficar lá. Lembrando aqui que o Michael não era amigo de Lauren, eles mal se conheciam, então sem saber o que fazer e provavelmente sem paciência, às 3:30 da manhã, Michael resolveu ligar pro Jay, aquele amigo da Lauren do começo da história, onde ela foi no esquenta. Jay morava no mesmo complexo de apartamentos que Michael e Corey, a apenas 2 portas de distância, que era em torno de 10 metros.
Jay foi até o apartamento dos amigos, pegou a Lauren e andaram os 10 metros de volta pra casa dele. Ele disse que viu uma ferida em torno de um dos olhos dela, o que faz sentido, já que ela tinha caído alguns momentos antes, mas que a própria Lauren não conseguia lembrar ou explicar de onde era a ferida. Ele então conta que Lauren pegou o telefone dele para fazer 2 chamadas, uma pro seu amigo David, aquele no qual ela é vista saindo de casa no começo da noite e outra para um amigo que não-identificado. Ambos não atendem e ela deixa por isso mesmo; não manda mensagem de voz, texto, nada. Jay termina sua história dizendo que assim como Michael, ele também tentou fazê-la dormir, mas ela ainda tava muito agitada. Então às 4:30 da manhã do dia 3 de junho de 2011 ela saiu pela porta da casa dele, descalça, sem bolsa, sem celular, em direção ao apto dela e essa foi a última vez em que foi vista.
Recapitulando, a Lauren desapareceu na madrugada de sexta-feira; Seu namorado, Jesse, mandou uma mensagem no celular dela às 4:30 da tarde, então em torno de 12 horas desde a última vez que foi vista. A irmã dela, Rebecca, ligou para os pais também na sexta à tarde e, na segunda, o caso teve alcance nacional, após um twitter ser feito e vários famosos como Kim Kardashian retweetarem e espalharem a notícia.
Daquele dia em diante, centenas de pessoas se reuniram para ajudar no que podiam: imprimir panfletos, sair batendo de porta em porta, voluntários procurando pelas ruas por qualquer sinal dela. Camisas, posters, websites, entrevistas na tv, tudo que poderia ser feito, foi feito. Até amigos e familiares de Lauren de Nova York viajaram até Indiana para ajudar nas buscas. O caso teve muita atenção e foi até usado cavalos nas buscas por Lauren. Tem um termo que é chamado de "síndrome da menina branca desaparecida”, que fala sobre como certos casos recebem mais atenção do que outros e, como o nome diz, especificamente casos que envolvem mulheres brancas. No final desse episódio eu vou falar melhor sobre esse termo.
Nas primeiras semanas desde que Lauren desapareceu, a polícia estava fazendo coletivas de imprensa todos os dias dando updates no caso e pedindo por informação, porém teve muita gente reclamando da conduta deles. Essas coletivas diárias duraram três semanas e durante essas três semanas, eles deram vários depoimentos, mas raramente com algo novo ou que pudesse ser noticiado como um novo olhar no caso. Os jornais e a imprensa que estavam presentes nessas entrevistas faziam perguntas e tudo que o porta voz da polícia falava era "não podemos liberar essa informação no momento”.
Só depois de duas semanas do desaparecimento, a polícia resolveu publicar uma foto, retirada de um dos vídeos das câmeras de segurança do prédio dela, que mostrava ela andando por um corredor com uma blusa branca e uma legging preta. Isto é, eles nem publicaram o vídeo em si, que eu imagino que deva mostrar ela apenas andando para fora de seu prédio, eles fizeram uma captura de tela, tipo um screenshot do vídeo e publicaram. Essa é uma das fotos mais populares mostrada quando se pesquisa sobre o caso dela.
No dia 8 de junho, 5 dias após o seu desaparecimento, a polícia recebeu uma pista anônima dizendo que eles deveriam procurar por Lauren num lago chamado Lake Monroe, que fica perto da faculdade. Mergulhadores são acionados e procuram por ela no lago, mas nada foi encontrado. Até hoje não se sabe quem deu essa pista.
Outra pista que foi investigada e falada por um tempo foi a de uma caminhonete branca que foi vista em mais de uma câmera de segurança perto de onde Lauren foi vista pela última vez. Os policiais disseram ter investigado essa pista, e, no final, concluíram que a caminhonete não tinha relação com o desaparecimento.
Dentro de um mês do desaparecimento, a casa de Jesse, Corey e Jay foram revistadas pela polícia, mas nada suspeito foi encontrado. Sem nada a perder, mas também sem um motivo aparente, além de simplesmente acreditarem que Lauren tinha sido vítima de homicídio, a polícia resolveu procurar pelo corpo dela no lixão onde todo o lixo da cidade de Bloomington era levado. A polícia de Indiana e o FBI estavam participando dessa busca e, depois de 9 dias e mais de QUATRO MIL toneladas de lixo revirado, eles não acharam nada.
Um detalhe interessante nesse caso que, na verdade, eu não sei muito bem como se encaixa na história e nem na veracidade dessa informação, é a pista que veio de um morador de rua. Foi dito que, no dia 3 de junho de 2011, às 4:35 da manhã, ele ouviu uma mulher gritando próximo de onde Lauren foi vista pela última vez. Essa pista foi noticiada nas mídias e o público começou a especular sobre quem era o tal morador de rua, conseguindo descobrir que se tratava de um senhor chamado Franklin Cr awford, conhecido na região. Mas a parte bizarra é que Franklin foi encontrado morto dias após o desaparecimento de Lauren. Seu corpo foi encontrado em uma caçamba, perto da área onde toda a história de Lauren aconteceu. Por isso, parece que a polícia nunca chegou a conversar com Franklin e não tiveram a oportunidade de fazer mais perguntas a ele. Além disso, fica aí no ar se sua morte teve qualquer relação possível com Lauren ou não.
Depois de ouvir toda a história, é óbvio que as últimas pessoas a terem contato com a Lauren antes de seu desaparecimento são os 3 homens: Jay, Corey e Michael. Porém, assim que o caso começou a ser investigado, os 3 arranjaram advogados. Eu provavelmente faria o mesmo. Eu cresci assistindo law and order, a gente sabe que ter um advogado nessas horas eh muito importante, mesmo que você seja inocente; mas a rapidez deles de contratarem advogados e de praticamente se fecharem e distanciarem do caso não era uma boa aparência, Foi dito que eles recusaram fazer o teste de polígrafo coordenado pelos funcionários da Polícia de Indiana, mas que eles fizeram polígrafos privados e passaram. Eles tambem aceitaram fazer teste de poligrafo do FBI, o que mostra mais ainda que o problema deles era com a Policia de Indiana mesmo. Também é dito que eles deram seus DNAS para a polícia. Os pais de Lauren, ao ver como os 3 amigos estavam agindo, ficaram furiosos. Pra Robert e Charlene, se os meninos realmente não tivessem nada a ver com o caso, por que eles não estavam mais preocupados? Pq eles não estavam ajudando mais na investigação? Várias perguntas, todas circunstanciais, mas que deixaram os pais de Lauren tão bravos que, em 2012, eles até meteram processinho nos 3 estudantes. O processo era de negligência, alegando que eles tinham sido negligentes a cuidar de Lauren e por terem fornecido álcool e drogas, sendo que ela era menor de idade. Nos Estados Unidos, a idade legal para beber álcool é 21 anos e Lauren em 2011 tinha 20. Por acaso, foi descoberto também que o bar que ela tinha ido com Corey, o Killroys Sports bar, tinha deixado ela entrar com uma identidade falsa, que mostrava ela com mais de 21 anos. O processo foi uma tentativa de conseguir mais detalhes; os próprios pais de Lauren admitiram que esperavam obter mais informações concretas do que aconteceu naquela noite; no processo, eles tinham solicitado dados dos celulares dos três, durante os 4 meses anteriores e posteriores ao desaparecimento de Lauren. Os advogados de defesa dos meninos chamam isso de “Fishing expedition”, que em portugues eh chamado de “Flagrante forjado”, que é quando alguém, na maioria das vezes a própria polícia, tenta encontrar algo incriminante, mesmo sem um motivo aparente. Em 2013, o juiz negou o processo de Michael de ir em frente e, em 2014, negou o processo de Jay e Corey também. Eu nao sei porque o caso de Michael foi decidido antes dos outros dois, mas no final, os três processos foram dispensados com o argumento de que não era dever dos 3 jovens cuidarem de lauren - e também disse que isso poderia criar um precedente no futuro, onde as pessoas teriam medo de ajudar, pois caso algo de errado acontecesse, a pessoa que tentou ajudar poderia ser processada e até mesmo acusada de homicídio culposo.
Durante a investigação, houve alguns rumores em relação ao comportamento de Jesse, o namorado, pois depois desse primeiro dia onde ele foi na polícia, ele só ficou em Bloomington e ajudou com as buscas por mais 2 dias e então voltou pra casa de seus pais em nova york. Na cabeça da maioria das pessoas, especialmente como namorado, ele deveria ter ficado e ajudado mais na investigação. Porém, mesmo sendo um comportamento estranho e frio, os policiais nunca o colocaram como suspeito ou acham que ele tem algo a ver com o desaparecimento.
Um pouco antes do aniversário de um ano do desaparecimento de Lauren, os pais dela aumentaram a recompensa de 100 mil dólares para 250 mil dólares. Nessa mesma época, 5 corpos tinham sido achados na área de Bloomington, mas nenhum deles era Lauren.
Sempre se tem especulações em um caso tão intrigante e sem respostas como esse e, uma das teorias mais prevalentes é de que Lauren teria tido uma overdose e morrido. O motivo que essa hipótese teve tanto peso foi porque Lauren nasceu com uma doença rara no coração, chamada Síndrome de QT Largo. Essa síndrome é uma arritmia que faz o coração bater irregularmente; o sintoma mais comum é desmaiar, mas também pode causar parada cardíaca ou morte súbita; isto é, qualquer coisa que fizesse a frequência cardíaca de Lauren subir podia ser perigoso para ela. A teoria continua fazendo sentido, pois corey jay e michael eram conhecidos por terem e até mesmo de venderem drogas; e amigos e conhecidos de lauren disseram que além de beber álcool, ela também era usuária. Em setembro de 2010, nove meses antes de seu desaparecimento, lauren foi presa por intoxicacao publica e consumo ilegal de drogas. Durante a investigação de seu desaparecimento em 2011, a polícia disse que achou uma quantidade pequena de cocaína em seu quarto. A mãe de Jesse até chegou a dizer publicamente que anos antes, naquele acampamento de verão onde Lauren, Jesse e Jay se conheceram, Lauren foi expulsa por ter usado drogas. Ela disse “essa pobre menina não está mais entre nós por causa de seu vício com drogas”. Essa frase veio no meio de uma guerra fria entre os pais de Lauren e os pais de Jesse; eu digo guerra fria porque não era nada muito direto, eram certos comentários aqui e ali, na tv ou online, que a outra família via e respondia indiretamente. Mas independente do que estava acontecendo entre as famílias dos dois, essa é frase extremamente deselegante, porque mesmo que a teoria de que ela morreu de overdose ou por complicações entre as drogas e a síndrome fosse verdade, essa frase ignora que Lauren não apenas morreu, ela desapareceu e nunca foi encontrada. Essa frase coloca culpa na Lauren, por ter usado drogas, mas fecha os olhos pro fato de que alguém fez ela desaparecer. Isso foi dito em torno de 2 anos depois de que Lauren desapareceu e, desde então, a família de Jesse fica longe dos holofotes. Bom, essa teoria da overdose eh que, pra mim, faz mais E menos sentido ao mesmo tempo. Faz sentido por tudo que eu acabei de dizer, mas ao mesmo tempo, também como eu disse agorinha, como eles se livraram do corpo? Até hoje seu corpo nunca foi encontrado, então como eles fizeram? Eles teriam que ter dirigido ou seja lá como, levado ela pra algum outro lugar, um rio ou aterro, e não existe nenhum vídeo ou prova de nada disso. A gente sabe que nem sempre a polícia libera todos os detalhes de uma investigação; no caso de lauren mesmo, eles nunca liberaram os vídeos das câmeras de segurança do prédio dela ou do bar, MAS, se tivesse alguma evidência, mesmo que circunstancial de que os caras saíram às 4 e pouco da manhã de casa, a gente imagina que a polícia, no mínimo, os chamariam de suspeitos ou focariam a investigação neles, mas a polícia nunca fez isso.
Então até aqui nós tivemos o lago, o caminhão branco e os 3 amigos como teorias do que poderia ter acontecido com Lauren. Porém não para por aí. Esse caso teve muita atenção e por isso, mais teorias tiveram seus 15 minutos de fama.
Em abril de 2015, uma jovem chamada Hannah Wilson desapareceu. Ela também era estudante da Universidade de Indiana e também sumiu depois de ir ao Killroys bar, o mesmo bar que Lauren foi vista antes de desaparecer. Porém as similaridades param por aí, pois no dia seguinte o corpo de Hannah foi encontrado em uma cidade vizinha e logo depois, um homem chamado Daniel Messel foi preso pelo homicídio dela, pois Daniel esqueceu o celular dele perto de onde Hannah foi encontrada, além de outras provas de que ela tinha estado dentro do carro dele. Nunca foi provado que ele tivesse algo a ver com Lauren, mas em Maio do mesmo ano, um preso chamado Hayden mandou uma sequência de cartas para a polícia, dizendo que tinha conhecido daniel em uma de suas idas a prisão e que ele estava sim envolvido com o desaparecimento de lauren. Hayden não tinha provas de nada disso e as cartas dele eram longas e confusas, então um juiz entrou em cena e dispensou todo o conteúdo contado por Hayden e ainda o proibiu de mandar mais cartas.
Em janeiro de 2016, o FBI conduziu uma busca na casa de Justin Wagers, em uma outra cidade em Indiana, mas bem perto de Bloomington. Justin já tinha sido preso por mostrar suas partes íntimas para mulheres. A polícia de Indiana também estava participando das buscas e admitiram que a procura estava relacionada ao caso de Lauren. Eles usaram cães farejadores, que são aqueles cachorros usados para procurar restos mortais pelo cheiro da vítima. Justin, que em 2016 tinha 35 anos, também tinha um caminhão branco. O motivo pela busca em sua casa nunca foi revelado e nada foi dito depois que a busca acabou. Nessa época, Justin já estava na prisão por ter se mostrado indecentemente a uma adolescente, mas saiu em 2018.
Não se sabe se toda essa busca foi feita baseada em provas de que ele estava envolvido no desaparecimento de Lauren, ou se talvez foi alguma dica anônima de novo, que não levou a nada. Porém, algo que me soa um pouco estranho é que, depois da busca, um juiz determinou que os relatórios do que se foi encontrado ficariam escondidos do público e só seriam divulgados se alguém fosse preso. Já que Justin nunca foi preso em relação a Lauren, até hoje não sabemos de nada sobre a busca. E minha duvida eh, porque é preciso que um juiz decida que o relatório não venha a público? Seria para proteger Justin e sua família, porque nada foi encontrado ou o contrário, pq algo foi encontrado, mas não o bastante para linkar justin ao desaparecimento de Lauren ou qualquer outro crime? Seja lá o que for, hoje, em 2021, ainda não temos respostas.
Agora no meio do ano, ainda em 2016, um homem chamado Corey Hamersley entra na história. Já que a gente já tem um Corey na história, para não confundir, eu vou chamar esse aqui pelo sobrenome, Hamersley. Em 2013, Hamersley foi sentenciado a 24 anos de prisão por tentativa de homicídio. Depois de usar muitas drogas, ele saiu pelado com uma arma na mão, atirou contra um carro e uma casa 32 vezes e também atirou contra a polícia quando foi encurralado. Tem uma foto dele durante esse momento doido; Ele tá totalmente pelado, usando apenas um boné amarelo e segurando uma arma. Chega a ser cômica a foto de tão aleatória que é. A foto está disponível pra vocês verem no nosso instagram.
Hamersley tinha sido colega de Lauren na universidade de indiana, onde eram colegas de curso. Um amigo de cela dele disse que um belo dia, os dois estavam jogando baralho, quando a tv falou algo sobre o caso de Lauren. Hammersley levanta a cabeça, olha pra tv e diz “cara, eu conheço os moleques que fizeram isso”; isso, se referindo ao desaparecimento de Lauren. Ele continua a história contando que, naquela noite, em 3 de junho de 2011, Lauren estava em uma festa com amigos e outros estudantes da universidade, bebendo e tomando ecstasy quando teve uma overdose. Os amigos, sem saber o que fazer, se desfizeram de seu corpo num rio chamado Ohio River. O colega de cela contou tudo isso à polícia, que resolveu conversar com hamersley. Para a polícia, ele nega ter falado qualquer coisa, mas eu ainda tenho minhas dúvidas. Eu não vejo motivo para o colega de cela ter inventado essa história. Nunca foi dito que esse colega de cela tentou algum tipo de acordo para dar essa informação à polícia, e mesmo que tivesse um acordo, esses acordos só são honrados se a informação leva a investigação a ser resolvida, o que nesse caso não foi.
Desde então, também tiveram outros dois homens apontados como possíveis suspeitos; um era um cara que tinha acabado de sair da prisão por ter batido em sua ex mulher; ele saiu um pouco antes de lauren desaparecer e a ex mulher dele ligou pra polícia dizendo que um dia, ele fez um comentario tipo “o que aconteceu com lauren pode acontecer com você" e ele também tinha um caminhão branco. Outro suspeito era um líder de uma gangue de motos, onde a história era de que ele teria matado Lauren por causa de drogas, pois ela não teria pagado ele. Os dois homens foram rapidamente eliminados.
SFXVoces ouviram essa musiquinha? Então, eu venho escrevendo esse episódio há algumas semanas, e por um tempo o final do episódio acabava aqui. Depois de passar toda a informação pra vocês, eu ia escrever uma pequena conclusão e terminar o episódio, MAS, pesquisando um pouco mais, eu entrei em um poço sem fundo em uma nova teoria que parece muito ser a que mais faz sentido nesse caso, que é a teoria de que Lauren teria sido vítima de Israel Keyes. Agora, quem é Israel Keyes? Ele é um serial killer que foi capturado em 2012, quase que por sorte e, depois de preso, ele confessou alguns crimes e deixou em dúvida sobre outros. Ele foi um serial killer muito difícil de lidar, pois ele não queria ajudar os detetives a solucionar nenhum caso. Alguns podcasts em inglês cobrem bem a vida e os crimes de Israel, assim como seu possível envolvimento no caso de Lauren e existem algumas coincidências ou podemos chamar também de provas circunstanciais, pra essa teoria ter peso.
Primeiramente precisamos entender como Israel agia. Eu não quero que esse episódio seja muito longo e nem tirar o foco de Lauren, mas eu vou dar uma breve explicacao de quem ele era e de como ele cometia seus crimes. Israel nasceu em 1978 e pelo o que ele conta, sua vida de crimes começou em 1996, com 18 anos. Ele é o segundo de dez filhos e cresceu numa casa e comunidade de Cristoes fundamentalistas. Ele e seus irmãos não foram pra escola, eles estudavam em casa mesmo e quando tinha 4 anos, sua família toda se mudou pra uma cabine de apenas um quarto, sem eletricidade ou água.
Em algum momento de sua vida adulta, ele se mudou proo alaska, onde em 2007, ele criou sua própria empresa de construção e onde tinha uma vida tranquila e monótona, no olhar de seus amigos e colegas.
Em 2012, uma moça chamada samantha Koenig desapareceu depois de não voltar para casa após seu turno no trabalho acabar. Tanto no Alaska quanto na cidade onde Samantha residia, em Anchorage, não havia muitos crimes e o desaparecimento dela teve muita atenção. Assim como no caso de Lauren, muitos voluntários saíram à sua procura, mas sem sucesso. Eu não quero entrar em detalhes no caso da Samantha pq a historia dela merece um episódio próprio e merece ser contado sem pressa, mas resumindo rapidamente, Isarel foi foi preso no Texas, depois de usar o cartão de Samantha pra sacar dinheiro em um caixa eletrônico, onde ele confessou ter sequestrado e matado Samantha. Logo os detetives perceberam que eles não tinham apenas um homem que cometeu um crime e sim um serial killer nas mãos. Durante 8 meses, várias entrevistas foram feitas, onde os detetives aprenderam o MO de Israel, que significa Modus Operandi, isto é, seu plano de ataque. Israel tinha varios kits de matar; isso mesmo que voces ouviram, ele tinha baldes com corda, durex, armas, cloro, alvejante, qualquer coisa que pudesse ser util em um assassinato e ele escondia esses kits por todo o pais, atras de pedras ou cavando em alguma area deserta. Em um dos casos que ele confessou, que aconteceu 10 dias depois de Lauren desaparecer, Israel usou um de seus kits que ele tinha escondido ANOS antes. Isto é, ele não criava esses kits sabendo quando e com quem ele ia usar. Ele escondia aleatoriamente, para quando ele precisasse usar, ele não fosse pego portando armas de um estado pro outro ou indo em lojas e supermercados pra comprar materiais de limpeza, etc.
Ok, agora que a gente já sabe quem é Israel e como ele agia, porque certas pessoas acreditam que ele está conectado ao crime de Lauren?
Lauren desapareceu na madrugada da noite de 3 de junho de 2011. Na noite do dia 2 de junho, um dia antes, Israel pousou em Chicago, que fica a 3h de distância dirigindo de Bloomington. Ele alugou um carro e foi de Chicago até Harlan, no estado de Indiana, para visitar sua mãe. A distância entre Chicago e Harlan também é em torno de 3h e ele chegou lá no dia 3 de junho a tarde. Então, entre a noite do dia 2 de junho quando Israel chegou no aeroporto de Chicago e na tarde do dia 3 de junho, quando ele chegou na casa da sua mãe em Harlan, onde Israel estava? Detetives não acharam nenhum registro dele em hotéis entre as regiões de Chicago, Bloomington e Harlan.
Já que nós sabemos que Israel gostava de esconder seus kits com até anos de antecedência, é possível colocá-lo de novo em Indiana em 2007, 4 anos antes de Lauren desaparecer. Israel fez uma viagem de Alaska até Seattle e de Seattle para Indianopolis, que é a capital do estado de Indiana. Eles pousaram em Indiana no dia 5 de dezembro e ficaram lá até dia 15 de dezembro. Nós sabemos que Israel e sua esposa fizeram essa viagem pra indiana para visitar a mãe dele, em Harlan, assim como ele fez em 2011. Aqui também não se tem provas de como ele foi de Indianápolis até Harlan, pois não tem nenhum carro alugado em seu nome. Eu pensei que talvez o carro poderia ter sido alugado no nome da esposa de Israel, Sarah, mas eu imagino que a policia eh esperta o bastante pra ter checado essa possibilidade. De qualquer maneira, existem registros que um carro foi alugado no nome de Israel entre os dias 8 e 10 de dezembro em uma cidade chamada Fort Wayne, que fica a 20 milhas de distância de Harlan. Também se sabe que ele dirigiu 537 milhas no total, em dois dias. É aqui que começa a conexão: pra dirigir de harlan até bloomington e de volta a harlan, a viagem fica em torno de 400 milhas. Se você decidir dirigir entre as estradas de barro, fazendas, vegetação etc, seria em torno de 440 milhas. Nesse trajeto entre as duas cidades, também é onde fica o lago Monroe, aquele lado do começo da história, onde uma ligação anônima disse que os policiais deveriam procurar por Lauren lá, mas nada foi encontrado.
Então voltando pra 2011, eu falei que entre a noite do dia 2 de junho quando ele pousou em Chicago e na tarde do dia 3, quando ele chega na casa de sua mãe em harlan, a gente não sabe sabe onde ele estava. Mas na verdade a janela é ainda menor, pois ele e seu carro alugado foi visto passando por 3 pedágios na manhã do dia 3 de junho.esses pedágios que ele passou nao sao pedágios que você pegaria se estivesse dirigindo de bloomington a harlan, então uma das ideias é de que ele foi até bloomington, voltou pra chicago e de lá dirigiu até harlan, passando pelos pedágios. Ele disse em entrevistas que sempre gostava de se colocar bem longe de seus crimes logo após cometê-los, então a ideia de que ele teria ido até bloomington, cometido um crime contra a lauren e logo depois viajou direto para chicago e depois pra harlan não parece ser totalmente fora da caixinha.
Tem um podcast em inglês que fala só sobre o Israel Keyes e eles tem um episódio dedicado a Lauren Spierer. Nesse episódio, o narrador conta que nos arquivos de investigação do caso da lauren, tem uma parte que eh so pra pistas e dicas que chegam pros investigadores e que lá tem mais de 200 pistas de tudo quanto eh gente, incluindo de médiuns e pessoas que simplesmente tiveram um sonho e acham que tem uma informação importante sobre o caso dela. Todas as dicas foram investigadas e todas tem algum comentário dizendo o pq não é uma pista viável ou que foi investigada, mas viram que não tinha nada a ver e tals… menos UMA. Um detetive aposentado de Bloomington enviou a pista de que possivelmente Israel Keyes estaria conectado ao caso de Lauren spierer, porém não têm nenhum comentário abaixo dessa pista. Isso pode ser uma de duas opções: ou eles nunca investigaram essa dica, o que seria bem estranho, já que eles investigaram todas as outras, incluindo sonhos. E a segunda opcao, eh que pode ter sido tirada dos olhos do público, o que pode querer dizer que eles estão investigando, mas não querem falar nada publicamente ou não querem que as pessoas saibam, enquanto não tem provas concretas.
Israel Keyes se suicidou em sua cela em dezembro de 2012 e nessa época, os detetives tinham conseguido linkar Israel a 9 assassinatos, mas até hoje continuam investigando outros desaparecimentos e assassinatos que são compatíveis com roteiros de viagens e outros aspectos da vida de Israel.
O caso de Lauren continua aberto e à espera de respostas. Desde 2011, o caso entra e sai da mídia, às vezes com uma nova pista, como essa possível conexão entre ela e Israel Keyes, mas que sempre acaba não dando em nada. O caso dela continua vivo graças a documentários, podcasts e fóruns online, mas nada se sabe sobre o que realmente aconteceu. Online é possível achar pessoas divididas entre o que acham que aconteceu naquela noite. Alguns acham que os meninos estão envolvidos. Outros acreditam que Daniel, o moço que matou Hannah, é um suspeito viável. Israel, nos últimos anos, se tornou um dos principais suspeitos. Esse caso tem muitos buracos, nada faz sentido 100%. Eu espero que um dia algum dos meninos resolva contar tudo que aconteceu naquela noite ou que a verdade, seja lá qual for, seja descoberta e que isso traga pelo menos um pouco de paz para a família de Lauren.
MUSICA FINAL